2º Cartório de Notas

Criado em 1908 o Serviço Notarial do 2º Ofício é um dos cartórios mais tradicionais da região, seu tabelião Diego Francisco é titular desde 2018, quando assumiu a serventia por Concurso Público de Provas e Títulos realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Desde sua entrada em exercício, o tabelião vem realizando melhorias e aprimoramentos constantes no 2º Cartório de Notas de Guaranésia, que vão desde a instalação em nova sede, em espaço amplo e dotado de plena acessibilidade, até a contratação de novos colaboradores, modernização de mobiliário e equipamentos, adoção de procedimentos e acervo digitais, implementação de padrões de segurança em papéis físicos e documentos eletrônicos, entre outros, fornecendo a seus clientes o que há de mais moderno e seguro no âmbito notarial.

O tabelião é profissional do direito, dotado de fé pública, ao qual compete, por delegação do Poder Público, formalizar juridicamente a vontade das partes, intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo além de autenticar fatos.

O tabelião e seus escreventes são conselheiros imparciais para os momentos mais importantes da vida: o casamento ou a união estável, a emancipação de filhos, a separação e divórcio, a compra e venda de imóveis e outros bens, a doação, as procurações, os testamentos, atas notariais, o usucapião de bens imóveis, apostilamento de documentos, reconhecimento de assinaturas, autenticação de documentos etc. Embora exerça atividade em caráter privado, os serviços prestados pelo 2º Cartório de Notas de Guaranésia são cobrados e calculados com base na Tabela de Emolumentos publicadas e atualizada anualmente pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Além das leis e da Constituição Federal, os cartórios devem seguir as regras do Código de Normas da Corregedoria Justiça do Estado de Minas Gerais, órgão do Poder Judiciário que orienta e fiscaliza a prática dos atos notariais.

Localizado na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, entre os municípios de Mococa (SP) e Guaxupé (MG), o 2º Cartório de Notas está instalado na Rua Major Urias, nº 71, centro, município de Guaranésia (MG), ao lado do Paço Municipal.